Google Analytics: O que é? Como funciona?

Google Analytics: O que é? Como funciona?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que o google oferece-nos, para podermos ver detalhadamente todas as visitas no site ou blog. Com esta ferramenta, você saberá quantas pessoas visitaram o seu blog, de que site elas vieram, que artigos acederam, em que parte do mundo estão e muito mais.

Neste artigo, você aprenderá como analisar as informações apresentadas pelo Google Analytics.

Introdução

Monitorizar as visitas que você recebe em seu blog é muito importante.

Com esses números, você consegue avaliar se você está adaptar a estratégia correta em seu blog, quais artigos seus estão agradados, quem são seus parceiros mais relevantes e diversos outros itens.

As plataformas de blog normalmente já oferecem um serviço básico de estatísticas.

No caso do Blogger, por exemplo, exibe estatísticas de visitas.

No entanto, esses serviços são incompletos para uma análise mais profunda.

É aí que entra o Google Analytics.

Trata-se de um serviço grátis, extremamente poderoso e simples de instalar e usar.

Leia o artigo Como configurar o Google Analytics no seu blog e veja como instalá-lo no Blogger ou outras plataformas.

Uma vez instalado, ele passará a monitorizar todas as visitas que o seu blog/site recebe.

Por isso, é importante fazer sua instalação o quanto antes, preferencialmente assim que você criar o seu blog.

Isso feito, basta seguir as demais instruções deste artigo para analisar os números.

 

Como aceder as informações do seu site atráves do Google Analytics?

Primeiro vamos ao Google Analytics, depois entramos com a nossa conta do google. Depois disso, vai aparecer o dashboard onde o gráfico das estatisticas do site associado.

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Como podem ver, na imagem temos todos os dados ao pormenor. Podemos ver o dia, hora, mês, e até mesmo de hora em hora.

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Mais abaixo na página, podemos ver o dados demográficos, sistema e até o google mobile. Quando clicamos, em cima de país, cidade, navegador, etc… ao lado parece-nos as sessões de onde foram acedidas, qual o navegador, provedor, etc.. temos tudo ao pormenor.

 

Com os dados demográfico, conseguimos saber tudo do género quantos pessoas visitaram o site, o sexo delas se são homens ou mulheres. O Google Analytics dá-nos a informação ao pormenor.

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Nesta página conseguimos, ver quantos utilizadores estão neste preciso momento a visitar o site. Qual o país que estão, no gráfico ao lado são as visualizações ao minuto da página. Na barra lateral, temos as restantes opções que são: localizações, origens do tráfego, conteúdo, eventos e conversões. Ou seja em cada setor, você está a ver tudo em tempo real no momento.

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Aqui neste painel de administração, podemos ver e ter acesso a tudo desde utilizadores do site, ou seja, quem são os utilizadores que gerem o site e muito mais. Podemos ver também, as definições que foram adicionadas ao site que está no analytics, também podemos criar os filtros por causa de não termos spam nas estatísticas.

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No painel de administração, também podemos associar o google adwords. Basta ir a propriedades, depois clicamos em definições de público alvo e vai nos aparecer duas opções.

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Depois aparece-nos, ao lado direito a opcção onde podemos associar o Google AdWords. O Google AdWords é outra ferramenta, que podemos usar em nosso beneficio para criar anúncios no Google.

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Aqui temos algumas razões, para usar esta excelentícissima ferramenta do Google.

  1. Analisar o tráfego do seu website.

Quando cria um site o objetivo é que alguém o vá visitar. Com o Google Analytics associado ao seu website consegue de forma fácil perceber quantos utilizadores o visitaram, quantas páginas viram em média, o número de visitantes que regressaram, os que abandonaram a página logo após a sua entrada, qual o seu país e cidade de origem, entre outros dados relevantes.

  1. Análise do seu público-alvo

O Google Analyts disponibiliza dados geográficos e demográficos dos seus visitantes. Estes dados facultam ao gestor informações importantes sobre o seu público, permitindo perceber a sua localização geográfica, interesses, sexo e faixa etária, revelando vários dados sobre cada um dos segmentos que poderão revelar-se cruciais no acerto da sua estratégia.

  1. Descobrir a origem do seu tráfego

Existem várias fontes de tráfego para um website, sejam outros sites, as redes sociais ou outros social media, newsletters, links patrocinados, entre outros. É crucial para um gestor perceber a origem do tráfego gerado para o website, apenas desta forma conseguirá perceber se as estratégias implementadas em outros meios digitais estão a surtir efeito.

  1. Cruzamento de dados

Com o Google Analytics é possível efetuar cruzamento de dados com múltiplas variáveis, desta forma consegue comparar diferentes informações convergindo numa só tabela ou gráfico. Isto permite ao gestor ter uma visão abrangente e comparativa de vários dados em simultâneo.

  1. Objetivos de conversão

Uma das ferramentas com grande destaque é a criação de objetivos. Com esta ferramenta é possível ao gestor criar objetivos relacionados com as suas campanhas ou outras ações pontuais para perceber concretamente se este foi atingido e qual o seu desempenho.

  1. Análise dos termos de pesquisa

Quando otimizamos o website a nível de SEO uma das peças centrais são as keywords. É de todo relevante perceber se as keywords que escolhemos para o nosso site estão a surtir resultados. O Google Analytics permite analisar os termos de consulta que fizeram com que o nosso site aparecesse nos motores de busca, incluindo os cliques em cada um desses termos. Esta informação é de um valor incalculável para a melhoria da nossa estratégia de SEO.

  1. Conteúdo do website

Perceba a forma como o utilizador interage com o conteúdo do seu website, quais as páginas mais visitadas, quais as páginas onde passa mais tempo, o fluxo da visita, as páginas de destino e de saída. Perceba quais os conteúdos que mais agradam aos seus visitantes.

  1. Ecossistema Google

Estando dentro do ecossistema Google não seria certamente de esperar que não fosse possível sincronizar ferramentas como o Google Adwords, AdSende e Webmaster Tools ao Analytics. Isto permite que num único painel consiga analisar os dados estatísticos de todas as ferramentas associadas. Isto facilita a análise de dados centrando toda a informação num só local, podendo inclusivamente comparar os resultados de ações pagas com ações orgânicas.

Estes são apenas alguns dos motivos para utilizar o Google Analytics, existem outros tão relevantes quantos estes. Facto é que está é uma ferramenta de grande importância para o gestor, sendo talvez mesmo a mais importante ferramenta de análise de resultados de um website.