O que é o Front-end? O que faz o Front-end?

O que é o Front-end? O que faz o Front-end?

profissional de Front-End trabalha especificamente com HTML e CSS. O Front-end não é um programador de JavaScript, mas, terá que ter algumas “noções básicas”, se quer interagir com o JS. Quando falamos, no JS relacionado com o Front-end estamos a falar no âmbito dos framworks, e não no puro JS que é feito pelo Developer JavaScript. Este sim, é o programador que deverá de saber o puro JS à mão!

O HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação; CSS é uma linguagem de estilo; e JavaScript (que é diferente de Java) é uma linguagem de script (nesse caso, o foco do Front-End é em frameworks como por exemplo: JQuery).

A principal função de um Front-End é ‘dar vida’ ao design efectuado pelo web designer.

O termo Front-End é relativamente novo, apesar de já existir no mercado há alguns anos. No entanto, as similaridades do desenvolvimento web, que já existe há mais de 20 anos, o conceito de Front-End como a implementação técnica de interfaces e experiências de utilizador é relativamente novo.

Na verdade, o desenvolvimento de Front-End é o desenvolvimento web focado apenas nas áreas que envolvem o utilizador (UX). Esse desenvolvimento pode ser virtualmente independente do desenvolvimento de Back-End nos casos mais extremos e igualmente complexo, quando falamos de app’s mobiles, entre outras programações. Assim sendo, ainda se continua a apostar fortemente em web developers Full-Stack sem ter em conta que um developer Full-Stack, apesar de ter conhecimentos nas várias camadas, o seu nível de proficiência não é elevado em todas elas. Embora um bom developer Full-Stack seja uma mais-valia, estes são raros de encontrar. Hoje em dia o stack mudou e tornou-se muito mais complexo do que era há 15 anos atrás.

Se um developer especializado em Back-End, ou mesmo um designer, sabem HTML, CSS, qual a real necessidade de alguém especializado em Front-End?
Este tipo de pensamento é bastante redutor da complexidade das funções de um Front-End e resulta de uma perceção simplista do trabalho envolvido.

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DE UM FRONT-END?

Um Front-End Developer é um profissional responsável por projetar, construir e otimizar as interfaces de projetos web como:

  • Assegurar compatibilidade cross-browser e cross-platform;
  • Produzir código limpo, bem documentado e estruturado;
  • Aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization);

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM FRONT-END?

  • 90% do tempo de carregamento é gasto no Front-End;
  • O visual de um website é a primeira coisa a ser vista, se o website tiver uma estrutura mal organizada, o risco do utilizador sair e nunca mais voltar é maior;

CASE STUDIES

British Hospital (www.british-hospital.pt)
Este projeto obtém 93% em 100% a nível de performance (teste realizado em Pingdom.com).
O resultado desta performance surge pelo facto de existir um código bem organizado e estruturado, pela aplicação de técnicas de cache, técnicas essas que diminuem significamente o carregamento do site, e por fim, surge também pela a otimização de imagens.

CONCLUSÃO

Apesar de ser um campo relativamente recente e pouco compreendido, é evidente que o Front-End é uma mais-valia para o desenvolvimento de websites/web app’s de qualidade a nível de performance e de experiência de utilização (UX).

Num Mundo de aparências e gratificação instantânea, quem tiver um Front-End bem desenhado, estruturado e implementado irá ganhar o coração e a lealdade do seus utilizadores.